Indústria 4.0 na construção civil: você está preparado?

Indústria 4.0 na construção Civil: você está preparado?

Você sabe o que é indústria 4.0? Já parou para pensar sobre o impacto que a tecnologia está tendo em nossas vidas? Às vezes, por estarmos dentro desse meio, não percebemos tudo que ela faz por nós.

Não seria diferente dentro das indústrias! A tecnologia tem impactado também na economia, empresas como Whatsapp, Google e Facebook faturam bilhões por ano.

O Facebook registrou lucro líquido de US$ 6,9 bilhões (US$ 2,38 por ação) no quarto trimestre de 2018, um avanço de 61% na comparação com o mesmo período de 2017.

Ao longo desses avanços, já passamos por 4 revoluções industriais, sendo elas:

  • 1° Revolução – Vapor
  • 2° Revolução – Eletricidade
  • 3° Revolução – Computação
  • 4° Revolução – Inteligência

Muitos perguntam da diferença entre a 3° e a 4° revolução, questionando se não é a mesma. Mas na verdade, na Indústria 4.0 usamos a tecnologia trabalhar a favor das empresas. Quanto na 3°, o que mudou foi as relações sociais e as relações entre o homem e o meio.

Nessa nova indústria, temos 3 principais áreas que se destacam:

IA- INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Diferente do que a maioria das pessoas imaginam e do que vemos nos filmes de Hollywood, IA não são robôs que buscam ser mais inteligentes que nós, seres humanos. Já existem várias empresas que oferecem soluções para as indústrias. Soluções que podem mudar todo o modo em que a mesma trabalha, gerando mais assertividade e lucratividade.

Um exemplo muito simples é o Google, que é o case mais famoso de uso da inteligência artificial. Todos os dias, milhões de pessoas fazem diversas consultas nesse site.

IoT – INTERNET DAS COISAS

A partir do momento em que um controle está ligado a internet, mandando informações e podendo ser utilizadas por outros equipamentos também, conversando entre eles, isso é a internet das coisas!

Organizações de diversos setores estão, cada vez mais, usando a loT para operar com mais competência, pra compreender melhor os clientes e oferecer um serviço aperfeiçoado. Tudo isso, no final, melhora a tomada de decisões e aumenta o valor dos negócios.

Quais as vantagens de uma construção modular? Clique aqui e descubra!

A Smart Home tornou-se a escada revolucionária do sucesso nos espaços residenciais e prevê-se que as casas inteligentes se tornem tão comuns quanto os smartphones.

3D – MANUFATURA ADITIVA

A verdade é que impressoras 3D já existem, mas o que de fato vai impactar com essa nova revolução, é a evolução dessa impressão! Com os avanços tecnológicos, podemos fazer impressões de metais, concreto, plástico, entre outros materiais.

A oficina de customização de carros e motos TMC (Tarso Marques Concept), por exemplo, apostou na manufatura aditiva tanto para prototipagem de novas peças, quanto para produção de peças finais, tornando ainda mais inovadores e personalizados os seus projetos.

Um grande empecilho na venda desse produto era o preço, que o tornava inacessível e restringia o acesso. Porém, houve uma grande queda nesse valor e acreditamos que em breve vamos ter disponibilidade de profissionais capacitados para manusear elas, gerando para as indústrias, mais condições de desenvolver suas próprias soluções e produtos.

Como a Indústria 4.0 vai afetar a construção civil?

Essa revolução vai trazer mais velocidade (tudo vai acontecer de forma mais rápida e prática) e mudanças simultâneas, transformando sistemas inteiros!

A Brasil ao Cubo tem inovação em seu DNA desde o princípio. Nós criamos soluções sob medida com um grande diferencial: a flexibilidade. As construções móveis podem ser instaladas e desinstaladas facilmente. Isso confere aos clientes toda liberdade e mobilidade ao negócio.

Para entender quais as principais características que nos diferenciam de uma construção tradicional, clique aqui e conheça as nossas vantagens e os motivos que nos fazem ser 4.0!

Até a próxima!
Brasil ao Cubo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *