Perguntas Frequentes
Quais obras foram feitas pela Brasil ao Cubo?
Ao longo de 4 anos produzimos mais de 500 módulos, que formam 150 obras com as mais variadas finalidades. As obras modulares da Brasil ao Cubo já estão presente em 13 estados brasileiros. Somos responsáveis também pela maior obra modular da América Latina, um centro de treinamento composto por 22 módulos BR3 e 22 módulos de cobertura modular, somando mais de 2200m² que foram fabricados e instalados em apenas 90 dias.
Qual o material utilizado nas estruturas?
A estrutura de todas as obras são feitas em aço por diversos motivos. O aço é o material mais reciclável do globo, não há desperdício de material, há uma precisão milimétrica em seu uso, e principalmente, o aço permite que a estrutura da obra seja resistente e leve ao mesmo tempo, facilitando o transporte dos módulos.
Por que as construções ficam prontas tão rápido?
O aspecto artesanal da construção de alvenaria traz consigo uma série de problemas: imprevistos que podem ir de acidentes até a paralisação da obra por conta do mau tempo, dificuldade em estabelecer prazos e cumpri-los, gestão da longa lista da mão-de-obra, desperdício e má utilização de materiais, de tempo e de dinheiro.
Por que arquitetura modular?
Somos uma construtech recém consolidada e temos atendido grandes players do mercado por entregarmos obras de forma eficiente e sem imprevistos. Assim, essas empresas que podem dedicar seu tempo e esforços em suas respectivas áreas de domínio, deixando a construção nas nossas mãos e as recebendo prontas, sem a “dor de cabeça” que as construções convencionais costumam trazer. Sendo assim, junto do método off-site, a arquitetura modular torna isso totalmente possível.
O que é o Plug and Play?
Desde o início do projeto, é idealizado onde as seções terão esperas para que haja 100% de assertividade no encaixe das conexões hidráulicas, elétricas e em toda a acoplagem.
Dessa forma, o sistema Plug and Play BR3 se torna uma ferramenta indispensável para que a construção off-site avance, assim contribuindo para a industrialização da construção e agilizando todos os processos, fazendo com que todos os projetos idealizados pela Brasil ao Cubo cumpram seus prazos em tempo recorde.
E por falar em tempo recorde, o aço utilizado nas estruturas proporciona leveza às seções, com isso podemos utilizar fundações do tipo radier, o que faz com que a execução seja muito mais prática e rápida, acelerando o desenvolvimento.
É container?
A Brasil ao Cubo não possui a base dos containers marítimos. Todos os módulos são construídos do zero a partir de estruturas metálicas e materiais de qualidade, livres de resíduos, muitas vezes perigosos, que podem existir em containers.
Esse processo, além de mais seguro, confere uma capacidade de personalização e design que não está presente em imóveis container. Isso ocorre por alguns motivos: containers possuem medidas fixas, que não podem ser modificadas (nem reduzidas e nem ampliadas), pé direito baixo, péssimo (ou inexistente) isolamento térmico e o fato de que seu material base não permite uma série de aplicações e acabamentos.
Os módulos da Brasil ao Cubo, entretanto, possuem dimensões padronizadas que podem ser exploradas (dentro dos limites de 3,20m de largura e comprimento de até 12,00m), podem ser interligados entre si de maneira a formar complexos imobiliários habitáveis de alto padrão e são compatíveis com uma infinidade de materiais e acabamentos.
O que é construção off-site?
O termo "off-site" vem do inglês "fora do local", ou seja, a construção off-site é um método construtivo que ocorre fora do local que a obra será instalada.
A indústria civil é uma das poucas que não ocorre tradicionalmente dentro de uma fábrica, mas a construção off-site vem para mudar essa realidade.
As obras são realizadas a partir da acoplagem de várias seções, que tem a dimensão máxima de 15,00m x 3,80m x 3,90m (comprimento, largura e altura), mas, ao serem unidas, formam construções grandiosas, como, por exemplo, o Centro de Treinamentos Ambev, que possui 2.250m².
A fabricação das edificações ocorrem no parque fabril BR3 em Tubarão/SC e podem ser transportadas para o Brasil inteiro.
Por conta das etapas padronizadas e parametrizadas, podemos garantir uma entrega assertiva no prazo, além de assegurarmos que não haverá surpresa ou aditivos durante a fabricação.
Como surgiu a Brasil ao Cubo?
A Brasil ao Cubo nasceu em setembro de 2016 da vontade de entregar valor a uma sociedade que anseia por construções mais sustentáveis, com padrão de qualidade, realizadas com inteligência, rapidez e praticidade.
Seu fundador, o Engenheiro Ricardo Mateus, com uma bagagem de mais de 15 anos de trabalho com estruturas metálicas na empresa de seu pai (EMETU - Estruturas Metálicas de Tubarão), onde começou como soldador e chegou a Engenheiro Civil e de Produção, decidiu desenvolver uma exclusiva solução revolucionária na indústria da construção civil.
Aplicando técnicas de produção em série - largamente utilizadas no setor automobilístico - em uma área em que o artesanal ainda predomina, a ideia era tornar o ramo da construção civil o mais eficiente possível: minimizando desperdício de recursos, aproveitando espaços e reduzindo tempo de entrega e custos.
A princípio, havia o objetivo de ser uma fábrica de moradias inovadoras e sustentáveis, através da construção modular e do sistema Plug and Play, desenvolvido pela própria Brasil ao Cubo. Com o passar do tempo, o foco mudou, hoje não fabricamos somente casas, mas atendemos o mercado empresarial num geral, fabricando escritórios, lojas, centros de treinamento etc.
A construção modular se mostrou mais viável para o mercado empresarial pois com a entrega até 4 vezes mais rápida, os negócios passam a abrir suas portas muito tempo antes do que levariam com a construção convencional tornando o investimento muito lucrativo.
Buscamos criar a maior fábrica de obras para atender um mercado que aspira tanto por inovações com qualidade, agilidade, orçamentos assertivos, além de mobilidade e sustentabilidade.
Como funciona o processo construtivo?
Utilizamos a construção modular, que possibilita uma entrega até 4 vezes mais rápida, pois fabricamos a obra dentro de nosso parque fabril em Tubarão/SC e levamos a obra pronta para instalação para qualquer lugar do Brasil. Ao levar a obra para dentro da fábrica, conseguimos executar várias etapas ao mesmo tempo e todas de maneira mais rápida e com maior controle de qualidade.
A construção modular tem inúmeras vantagens em relação à construção convencional:
- Uma obra com alto controle de qualidade, realizada no interior de um parque fabril.
- O aço, material mais reciclável do mundo, como base de sua estrutura.
- Redução expressiva do desperdício em relação ao sistema convencional.
- Redução de sujeira e rejeitos local da obra.
- Redução expressiva de trabalho no local da obra.
- Prazo de fabricação até 4x menor do que o convencional.
- Baixo impacto de agressão ao meio ambiente.
- Uso de água na obra reduzido drasticamente.
- Padronização e acompanhamento do processo de fabricação
- Instalação no terreno de escolha em tempo recorde.