O país, assim como o mundo, está passando por uma pandemia devido ao Coronavírus, a área metropolitana de São Paulo, está sendo a região mais afetada até o momento, segundo as fontes vindas do site do G1.
Por este mesmo motivo, a Brasil ao Cubo, responsável por construções modulares off-site, teve uma parte importante no desenvolvimento de ações para o combate da pandemia, com a construção e entrega de um hospital modular para São Paulo.
O projeto desse centro de tratamento primeiramente servirá para tratar as vítimas da COVID-19 (Coronavírus), através do atendimento SUS, sendo estes em casos emergenciais, e posteriormente será utilizado como uma ampliação do hospital já existente, o M’boi mirim. A conexão das duas construções será feita através de uma rampa e também com escadas e elevadores.
Como surgiu o projeto contra o Coronavírus?
No dia 19 de Março, a Brasil ao Cubo recebeu um desafio vindo de duas grandes parceiras, a Cervejaria Ambev e Gerdau, duas multinacionais brasileiras com o mesmo propósito: se unir nesse momento de necessidade em prol ao povo brasileiro contra o Coronavírus, construindo 100 novos leitos permanentes no prazo de 40 dias. O projeto arquitetônico deu início no dia 23 de março, e no período de 7 dias, 25 engenheiros de diversas cidades e estados do país se uniram de forma totalmente remota, por conta dos decretos de quarentena, e em prol à causa, iniciaram o trabalho firmemente em suas respectivas áreas, sendo elas estruturais, elétricas, gases hospitalares, acabamentos e entre outras. Seguindo as normativas da RDC 50, que trata de normas hospitalares de acordo com a vigilância sanitária, a equipe projetou o hospital com acessibilidade completa, ambientes de apoio necessários para esse tipo de situação e também com os materiais de acabamento que são adequados, como, por exemplo, a utilização de piso vinílico, rodapé curvo seguindo a mesma linha do piso, gesso acartonado no teto e tinta epóxi para as paredes. Foram projetados quartos coletivos com sanitários de acessibilidade completa, com a utilização de barras de apoio conforme a NBR 9050 e também a utilização de cortina hospitalar para o box e todos os revestimentos cerâmico para áreas úmidas ou molhadas.O desenvolvimento do projeto
Utilizamos a construção modular, que possibilita uma entrega até 4 vezes mais rápida, pois fabricamos a obra dentro de nosso parque fabril em Tubarão-SC e levamos a obra pronta para instalação para qualquer lugar do Brasil. Ao levar a obra para dentro da fábrica, conseguimos executar várias etapas ao mesmo tempo e todas de maneira mais rápida e com maior controle de qualidade. O projeto foi totalmente feito no modelo Building Information Modeling (BIM), formato este que possibilita o desenvolvimento de determinados projetos com diferentes disciplinas e de forma interligada e inter-relacionada, tornando precisa a manutenção do edifício. A construção modular off-site tem inúmeras vantagens em relação à construção convencional. Uma obra com alto controle de qualidade e realizada no interior de um parque fabril. Abaixo você confere as vantagens desse método e também tudo o que foi feito durante essa obra:- Redução expressiva do desperdício em relação ao sistema convencional.
- Redução de sujeira e rejeitos local da obra.
- Redução expressiva de trabalho no local da obra.
- Prazo de fabricação até 4x menor do que o convencional.
- Baixo impacto de agressão ao meio ambiente.
- Uso de água na obra reduzido drasticamente.
- Padronização e acompanhamento do processo de fabricação
- Instalação no terreno de escolha em tempo recorde.
- Aço como base de toda a estrutura, sendo este o material mais reciclável do mundo.