Seu cliente pede um projeto de construção de um prédio de 7 andares. Você, com uma excelente equipe, estipula um prazo de 11 meses para a entrega. Porém, o cliente diz que um concorrente entrega toda a construção pronta em 11 semanas. Absurdo isso, não?
Seu concorrente deve estar mentindo. Ou, pode ser que, se o seu concorrente trabalhar com alguma solução inovadora, ele realmente consiga levantar a obra nesse prazo.
Melhor ainda, faz o prédio com muito menos desperdício de material, sem intempéries, menos colaboradores e mais mão de obra qualificada e, de quebra, uma construção sustentável.
Quer saber como isso tudo é possível? Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre a construção inteligente, também chamada de “construção do futuro”.
Quais as vantagens de uma Construtech?
O setor da construção civil no brasil, possui uma alta taxa de improdutividade e é justamente nesse ponto inicial que as Construtechs chegam para melhorar o trabalho. As _construtechs_ são startups que inserem tecnologia e inovação na construção civil, e apesar desse ser um ramo muito tradicionalista e conservador, essas startups estão causando uma mudança nas construções e oferecem muitas vantagens, pois permitem aos arquitetos e engenheiros:- ter um gerenciamento mais assertivo do cronograma físico-financeiro da obra;
- não atrasar a obra;
- garantir uma mão de obra mais qualificada para a obra;
- conseguir uma obra com menos desperdício de materiais;
- trabalhar com sustentabilidade;
- entregar um projeto com qualidade de primeiro mundo.
Quais são as próximas tendências na construção civil?
Veja alguns exemplos do que teremos no Brasil em 2020 no ramo de construções:- **Drones**: muito utilizado em filmagens de shows, filmes, e eventos com muitas pessoas, esse aparelho, que mais parece um brinquedo, é excelente para capturar imagens aéreas do terreno, realizando, principalmente, o levantamento topográfico e também mostrando toda a área do canteiro de obras. Auxilia também na construção de modelos 3D dos edifícios, ofertando uma realidade aumentada.
- **_Wearables_**: já são encontrados no Brasil em formatos de relógios, óculos, mas no universo da construção civil, poderão ser utilizados também nas vestimentas e capacetes dos colaboradores. São dispositivos que monitoram batimentos cardíacos e outros sinais vitais e emitem, em tempo real, para um computador.
- IOT (Internet of Things). Chamado no Brasil de “Internet das coisas”. É um conjunto de objetos que ficam conectados entre si, e com o usuário, através da internet. Com isso, é possível ter dados completos análises em tempo real que avisam com antecedência se algum maquinário está prestes a estragar e precisa de manutenção, por exemplo. Com o IOT é possível trabalhar com mais precisão e segurança para as tomadas de decisões.
- Construções Industrializadas. É possível criar imóveis dentro de ambientes fabris e depois transportá-los e montá-los no terreno, entregando a obra completamente pronta ao cliente. Isso mesmo, a obra passa a ser “apenas” uma montagem. Os módulos são construídos fora do canteiro de obras, dentro de um parque fabril, com maior controle da equipe, de forma sustentável, com menos desperdício, e depois são levados para o terreno (pode ser até em outra cidade) e a montagem é feita em poucos dias.